A saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social total. É acordado na Organização Mundial da Saúde como um estado de total liberdade de doenças e enfermidades. Se bem que existam algumas definições diferentes de saúde, todas elas compartilham um fator -chave: carência de doença. Além disso, existem muitos estilos da saúde que conseguem contribuir para a saúde geral de alguém.
Determinantes sociais da saúde
Os determinantes sociais da saúde referem -se a condições econômicas e sociais que afetam a saúde de uma pessoa. Esses fatores nem sempre estão perante o controle de um sujeito, no entanto desempenham um papel respeitável pela determinação da saúde de um sujeito. Eles assim como são capazes de afetar a particularidade de vida de uma pessoa. É por isso que é relevante levar em conta os efeitos desses fatores na saúde de alguém.
Esses determinantes sociais são frequentemente experimentados de maneira distinto pelas pessoas e estão ligados um ao outro. Tais como, a educação influencia as vagas de trabalho, o transporte influencia as opções de alimentos saudáveis e desse jeito por diante. A distribuição desigual desses determinantes sociais resulta em disparidades no estado de saúde entre diferentes grupos de uma população. Essas disparidades podem persistir por gerações, afetando a saúde de garotas e adultos. Consequentemente, estão sendo feitos esforços pra reduzir estas disparidades.
Determinantes físicos da saúde
Os resultados de saúde são afetados por vários determinantes, incluindo condições sociais e físicas. Esses determinantes são a apoio para a avaliação de programas de saúde. Eles conseguem ser usados para esclarecer as causas das disparidades na saúde e impedir dificuldades de saúde. Inúmeras instituições se concentraram em determinantes específicos e os incluíram nos esforços nacionais e internacionais. No hemisfério norte, tendo como exemplo, as comunidades circumpolares enfrentam diferentes desafios à saúde das comunidades do sul.
Os determinantes sociais da saúde afetam os resultados da saúde, afetando o acesso a cuidados de saúde, engajamento social e propriedade de vida. Estes fatores assim como afetam a aceitação social, a resiliência e a resposta ao efeito negativo. Esses determinantes são capazes de ter um efeito profundo nos resultados da saúde da população.
Determinantes mentais da saúde
Existem grandes fatores que afetam a saúde mental de alguém. Entre eles estão raça, gênero e categoria. Ademais, o recinto social e as barreiras linguísticas das pessoas são capazes de afetar seu bem-estar mental. Alguns desses fatores são imutáveis, durante o tempo que outros são capazes de ser melhorados. Para aprimorar a saúde mental, os fornecedores necessitam captar e abordar estes fatores.
Várias pessoas estão desfavorecidas devido aos determinantes sociais da saúde. Esses fatores incluem experiências adversas no decorrer do início da existência, a pobreza e a falta de suporte social. Eles também são frequentemente associados à baixa auto-estima, o que podes levar à depressão e outros defeitos de saúde mental.
Conceituando a saúde
Conceitualizar a saúde é uma tarefa crítica para a política de saúde. Precisamos de um padrão abrangente pra direcionar o recurso de política de saúde. A descrição de ativos de saúde necessita incluir pontos fortes internos e externos, comportamentos de saúde positivos e resultados ideais de saúde. Nessa postagem, analisamos a relevância de conceituar a saúde e como desejamos fazer um.
A compreensão conceitual é fundamental pra achar análises, gerar descobertas comparáveis, oferecer o discernimento na diversidade e facilitar as propostas de políticas. O desenvolvimento e a melhoria da segurança da saúde requer investimento em infraestrutura de saúde, treinamento de profissionais de saúde e fortalecimento dos sistemas de saúde. Necessitamos construir uma abordagem holística que inclua políticas de curto, médio e de extenso tempo.